Conheça seu Nível de Inteligência Emocional

 


Já foi cientificamente comprovado que a Inteligência Emocional (QE – Quociente Emocional) é mais importante do que a Quociente de Inteligência (QI) na obtenção de sucesso em sua vida pessoal ou profissional. Como indivíduos, nosso sucesso pessoal ou profissional dependem hoje da nossa capacidade não só de perceber os nossos comportamentos e reações, mas também de ler os sinais de outras pessoas e reagir adequadamente a eles.

 

A Harvard Business Review afirma que a Inteligência Emocional é crucial para o sucesso pessoal ou profissional, e o melhor de tudo, é perfeitamente possível aprender Inteligência Emocional, seja lá qual for o seu nível atual de expertise, pois você pode aumentá-la se quiser. A gestão dos sentimentos, seja próprios ou alheios, tem sido considerada por especialistas em recursos humanos como uma das principais habilidades chave para o crescimento pessoal ou profissional, principalmente àqueles que almejam uma posição de liderança.

 

O avaliação da Inteligência Emocional Six Seconds (SEI – Six Seconds Emotional Intelligence) é uma ferramenta de avaliação online validada cientificamente e eficaz, que mede o nível da Inteligência Emocional do indivíduo e o seu resultado se destina a fornecer a você estímulos para autorreflexão e discussão. Combinada às técnias de coaching, mentoria ou empowerment pessoal, a ferramenta SEI equipa as pessoas com uma estrutura orientada para a ação, apoiando-as no uso e aprimoramento das suas habilidades de QE e na condução para transformação de longo prazo.

 

Facilmente preenchida online, esta avaliação, estatisticamente validada, disponibiliza um abrangente Relatório de Liderança da SEI, dividido em 3 áreas e 8 competências, e mais de 20 páginas de sugestões de interpretação e desenvolvimento para você, e ainda é possível personalizar os seus próprios modelos.

 

O que é Inteligência Emocional (QE)?

 

A Inteligência Emocional é o maior previsor de desempenho pessoal e profissional e o mais forte impulsionador de liderança e excelência pessoal.

 

É a capacidade de misturar o pensamento e o sentimento para tomar decisões acertadas, o que é fundamental para ter um relacionamento bem-sucedido consigo mesmo e com os outros. Para fornecer uma maneira prática e simples de aprender e praticar a Inteligência Emocional, a ferramenta sixseconds® desenvolveu um processo, um plano de ação para usar a Inteligência Emocional na vida diária.

 

Com o sixseconds® você vai:
  1. medir sua Inteligência Emocional;
  2. colocar a Inteligência Emocional em ação e a seu favor;
  3. aprender o que significa “ser mais inteligente com os sentimentos”;
  4. explorar a abordagem “conhecer a si mesmo, escolher você mesmo, se entregar”;
  5. fazer conexões com a prática da neurociência e da atenção plena.

 

Com isso, o modelo sixseconds® transforma a teoria da Inteligência Emocional em prática para a sua vida pessoal ou profissional.

 

Este modelo de EQ-in-Action, ou Inteligência Emocional em Ação, começa com três objetivos importantes, tornar-se: mais consciente (perceber o que você faz), mais intencional (fazer o que você quer fazer) e mais proposital (fazê-lo por uma razão). Veja abaixo essas três áreas, do modelo da SEI, em mais detalhes:

 

  1. “Conheça a si mesmo” (AUTOCONSCIÊNCIA)
    Perceber claramente o que você sente e faz. As emoções são dados e as competências dessa área permitem coletar com precisão essas informações.
  2. “Escolha você mesmo” (AUTORREGULAÇÃO)
    Fazer o que você quer fazer. Em vez de reagir “no piloto automático”, as competências dessa área permitem que você responda proativamente.
  3. “Se entregar” (PROPÓSITO)
    Fazer por um motivo. As competências dessa área ajudam você a colocar a sua visão e missão em prática, para que você conduza com propósito e total integridade.

 

A AUTOCONSCIÊNCIA lhe dá o “o quê” – quando você se conhece, conhece suas forças e desafios, tem consciência dos seus atos, descobre o que quer e o que mudar. São as competências:
. melhorar o aprendizado emocional
. reconhece padrões
A AUTORREGULAÇÃO fornece o “como” – mostra como agir, como influenciar a si mesmo e aos outros, como “operacionalizar” esses conceitos. São as competências:
. refletir consequências
. navegar emoções
. motivação interna
. otimismo
O PROPÓSITO fornece o “por quê” – quando você se entrega, tudo fica mais claro e cheio de energia para que você se concentre no motivo e responda de uma maneira determinada, de por que se mover em uma nova direção e por que os outros devem embarcar. São as competências:
. melhorar a empatia
. buscar metas nobres

 

Uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial chamada “The Future of Jobs” (ou “O Futuro dos Empregos”) identifica a Inteligência Emocional como uma das principais habilidades para o futuro. Por quê? Simplesmente porque hoje o sucesso requer colaboração, influenciando além das fronteiras e navegando na complexidade – habilidades que são alimentadas pela Inteligência Emocional. Mas não é suficiente “ter” as habilidades – os resultados vêm do uso delas. É por isso que a SEI oferece uma estrutura robusta para colocar o QE em ação.

 

A ferramenta sixseconds® pode ser aplicada durante o processo de Coaching, Mentoring, Empowerment Pessoal ou até mesmo fora deles, numa devolutiva individual de forma isolada, em todos os casos apoiando no entendimento, desenvolvimento ou aprimoramento de competências fundamentais para o atingimento dos objetivos traçados e, assim, potencializar os resultados na sua vida pessoal ou profissional.

 

Se você chegou até aqui é sinal de que você realmente está buscando autoconhecimento. Por isso estou ansioso para apoiá-lo(a) a entender as suas atitudes e decisões que estão impedindo você de viver uma vida de gratidão e realizações duradouras não só na sua vida, mas também na vida daqueles que têm o privilégio de estar com você.

 

Entre em contato agora mesmo e saiba mais sobre como esta e outras ferramentas podem ajudar você no seu autoconhecimento e autodesenvolvimento, e como elas podem transformar a sua vida pessoal.

 

 


Veja também: