Como EMPOWER YOU

O como do EMPOWER YOU

 


Empoderar não é dar ao indivíduo “poder”, afinal, poder é o que ele mais tem dentro de si. Empoderar é externar esse poder, é deixá-lo se manifestar, é perceber as suas habilidades e potencialidades, é conhecer a si mesmo(a), para então adquirir novas habilidades, competências e conhecimentos, que lhes permitam superar obstáculos, internos e externos, e alcançar seus objetivos nas diversas área da sua vida..

 

EMPOWER YOU como ‘Ação’ refere-se tanto ao processo de autocapacitação e autodesenvolvimento, quanto ao de apoio profissional que, com técnicas e ferramentas adequadas, permitirão ajudá-lo(a) a superar sentimento de insegurança e falta de iniciativa, e a reconhecer, usar e aprimorar continuamente seus recursos internos.

 

Construir seu empoderamento pessoal envolve refletir sobre valores pessoais, habilidades e metas, e estar preparado para ajustar o seu comportamento a fim de mudar a si mesmo para alcançar seus objetivos. Empoderamento pessoal também significa estar ciente de que outras pessoas tem seu próprio conjunto de valores e metas, que podem ser diferentes dos seus. É possível desenvolver o empoderamento pessoal através de algumas mudanças simples e fundamentais na vida, o que nem sempre é um processo fácil, mas não tem outra forma, não tem atalhos, não tem “receita pronta”.

 

O processo do EMPOWER YOU pode ser representado por uma roda de 5 camadas. Sua dinâmica ocorre de dentro para fora, ou seja, o indivíduo aprende a controle os seus pensamentos automáticos para, só então, controlar os seus resultados. Este processo é baseado na crença de que quanto mais o indivíduo se desenvolve e vivencia desafios, mais ele ganha competências, habilidades e experiência, o que aumentá a sua chance de lidar eficazmente com as diferentes situações da vida. Para obter resultados diferentes é preciso fazer coisas diferentes.

 

1. AUTOCONHECIMENTO
Autoconhecimento envolve a compreensão do seu caráter individual e de como é provável que você responda às diversas situações cotidianas. Isso permite novas descobertas, as suas motivações e o desenvolvimento da autoconsciência e de qualidades positivas que aumentem a percepção de quaisquer características negativas que possam reduzir a sua eficácia indiviual. Pessoas autoconscientes tomam decisões conscientes para melhorar suas vidas sempre que possível, aprendendo com experiências vividas;
2. CONHECIMENTO
Conhecimento é necessário no desenvolvimento de autoconsciência e habilidades do indivíduo. Saber quais conhecimentos você tem e onde encontrar informação apropriada é, em si, uma habilidade essencial. Sem informação as escolhas, abertas às pessoas, tornam-se limitadas, tanto na vida pessoal como na vida profissional. A internet é o modo mais fácil para que todos possam acessar grandes quantidades de informação com muita rapidez e facilidade, por outro lado, o problema está na qualidade da informação encontrada e o conjunto de habilidades disponível para discernir quais informações são precisas e confiáveis;
3. HABILIDADES
As habilidades de um indivíduo são o principal recurso que lhe permite atingir seus objetivos desejados. Habilidades podem ser adquiridas através da experiência, prática, educação e treinamento. Somente aprimorando as habilidades existentes e desenvolvendo outras, é que os valores individuais podem ser traduzidos em ação;
4. VALORES
Valores são opiniões ou crenças (limitantes e fortalecedoras) que são importantes para os indivíduos, mas das quais nem sempre estes estão conscientes. Os Valores podem ser quaisquer tipo de crenças ou obrigações percebidas, quaisquer coisas que preferidas e seja por quaisquer motivos. As razões pelas quais os indivíduos podem preferir uma coisa a outra, ou escolher uma linha de ação em detrimento de outra, nem sempre são óbvias ou conhecidas e pode não haver razão aparente para seus Valores. No entanto, esses Valores são importantes para nós como indivíduos. Para ser autoconsciente, é necessário estar ciente de seus Valores, examiná-los criticamente e aceitar que podem ser diferentes dos de outros;
5. METAS
Estabelecer metas e objetivos é um meio pelo qual um indivíduo pode direcionar a sua vida. O processo de estabelecer um objetivo envolve indivíduos pensando em seus Valores e na direção que eles gostariam que suas vidas seguissem. As escolhas são feitas, primeiramente, através da reflexão, seguida da ação. Os objetivos devem ser sempre específicos e realistas. Estabelecer metas pessoais dá ao indivíduo um senso de direção na vida, e essa direção é essencial para o Empoderamento Pessoal.

 

O grau de mudança necessário será diferente de pessoa para pessoa, dependendo do ponto de partida de cada um.

 

Entre em contato com a INSPOWER agora mesmo e saiba mais sobre como o processo de empoderamento pessoal pode transformar a sua vida pessoal e profissional.

 

 


Veja também: